quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Arte e educação.


BREVE RELATO DO MEU FAZER/PENSAR EM CONSONÂNCIA COM O 
PROGRAMA VOCACIONAL.

POR: ADRIANA M. AGUIAR, eu mesma.... rsrsrsrrs

Promoção, ação, reflexão, compartilhamento, emancipação, ocupação, registro, apreciação, pesquisa: palavras retiradas da ementa que sinaliza a vocação do Programa Vocacional.

A prática artística que venho desenvolvendo desde o início dos anos 2000 também está ancorada nestes enunciados.

Interação com os alunos, ativação da cidade com propostas relacionais entre objetos, palavras e transeuntes são parâmetros que noto na minha poética e na minha prática pedagógica. Compartilhar algo através da expressão artística pessoal é dar vazão a múltiplas leituras. Uns fazem, uns expõem e que venham elas, as interpretações... e no meio... a consciência. E esse expor se dá nas trocas sociais, na roupa pintada, no panfleto distribuído, na seleção musical que usamos em um flash mob, no lambe-lambe que fixamos nas ruas do bairro, no blog criado coletivamente que nos leva a outros países, no fanzine...

Partindo da errância, do devaneio, da complexificação do mundo, entre outras ações, chegaremos à logosofia, espécie de estado latente de revisão de conceitos e valores onde poderemos sair da condição de consumidores da vida para praticantes da consciência. O motor propulsor desta jornada está turbinado pela seiva da arte, da ação pessoal e coletiva, da apreciação e da pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário